KEIKO FUKUDA
Keiko Fukuda, professora da arte marcial, tem praticado desde 1935, quando começou junto com mais 24 mulheres, e é o último aluno vivo do fundador do Judô, Jigoro Kano. "Este foi o meu casamento. Este é o meu destino, onde a minha vida foi criada", disse. "Eu escolhi viver a minha vida no Judô e nunca imaginei quanto tempo esta estrada duraria", disse ela.
O seu lema pessoal é "Ser gentil, amável e bonita, ainda firme e forte, mental e fisicamente”.
Fukuda poderia ser considerada "um pedacinho de mulher", por ter uma altura de apenas 1,50 m e pesar menos de 45 Kg, porém, ela é tratada com o título de Honorífico Sensei, ou Mestre.
Embora esteja em uma cadeira de rodas na maior parte do tempo, ela ainda consegue dar três aulas por semana no Soko Joshi Judo Clube no Vale de São Francisco.
Fukuda revelou que o Kodokan (Instituto de Judô) era machista e teve de esperar 30 anos para ir além do 5º dan. Ela é a 16º pessoa a receber a faixa de 10º dan e é agora uma das quatro pessoas que vivas a atingir essa distinção.
Seu avô, Hachinosuke Fukuda foi um dos últimos samurais do Japão e professor de Jiu Jutsu. Curiosamente ensinou essa arte a Jigoro Kano, fundador do Judô e criador do Kodokan que, pessoalmente, convidou a jovem Fukuda para estudar Judô, como um sinal de respeito pelo seu avô. Além da instrução recebida pelo fundador do Judô, Fukuda também aprendeu com Kyuzo Mifune.
Um documentário intitulado "Ser forte, ser gentil, ser bonita" está sendo feito para comemorar a sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário