sexta-feira, 10 de junho de 2011

JUDOKA BRASILEIRO É PROMOVIDO A ÁRBITRO INTERESTADUAL NO JAPÃO
10/05/2011

O professor de Judô Edson Silva Barbosa (foto), 5º Dan Kodokan, foi aprovado pela Federação Japonesa de Judô (All Japan Judo Federation) para arbitrar competições interestaduais do campeonato japonês (Licença Nacional B).

Barbosa fez exame em abril de 2010, mas devido ao alto grau de dificuldade do exame escrito e principalmente pela sua deficiência em interpretação de ‘kanjis’, não conseguiu ser aprovado naquela ocasião.

No último dia 02/04, com a ajuda da intérprete Mariana Nakamichi, foi aprovado na primeira fase do exame escrito, na cidade de Shizuoka.

A segunda fase - escrita e prática - foi realizada em 08/05 no Aichi-Ken Budokan, na cidade de Nagoya.

Na fase escrita contou com a ajuda do
Prof. Akio Shiba
, 5º Dan Kodokan, árbitro B, formado em Educação Física pela Universidade Kokushikan (Tokyo). Com plenos conhecimentos do idioma, as provas dos estados de Shizuoka, Gifu, Mie e Aichi tiveram 80% de acertos.

Na prova prática de arbitragem não houve nenhuma dificuldade, pois Barbosa é árbitro Categoria A da Federação Paulista de Judô há quase 20 anos e arbitra no Japão desde o ano de 2000.

A família Barbosa (paulista de Registro) se despede do Japão em 2011, retornando ao Brasil e com a vontade de dar continuidade aos trabalhos em prol do Judô brasileiro.

Nagoya/Japão

Fonte: Judô paulista(http://judopaulista.uol.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário