quarta-feira, 20 de abril de 2011

Rogério Sampaio lança projeto social .


<>






Em parceria com as Prefeituras de Santos, São Vicente e Cubatão, o campeão olímpico Rogério Sampaio, medalha de ouro na categoria meio-leve do judô na Olimpíada de Barcelona-92, está lançando o Projeto Judô – Educando Para a Vida. Beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com os patrocínios da Telefônica, Copebrás, Votorantim Cimentos, EcoRodovias e Usiminas e atenderá 1000 jovens e crianças, sendo 300 de Santos, 300 de São Vicente e 400 de Cubatão.

“Para mim é um prazer e um orgulho poder desenvolver um projeto como esse. As prefeituras destas três cidades e os patrocinadores estão tornando possível a realização de um sonho que eu acalento há muitos anos”, declara Rogério Sampaio. “Um projeto como esse é uma porta que se abre para essas crianças. O esporte diminui as diferenças sociais. É uma responsabilidade muito grande para mim, mas quanto maior a responsabilidade, mas eu me sinto estimulado”.

Visando promover a cidadania, o desenvolvimento de valores como disciplina, ética e respeito ao próximo, além da saúde e de todos os benefícios proporcionados pelo esporte, o Projeto Judô – Educando Para a Vida será desenvolvido no Ginásio Antonio Guenaga,o Rebouças, e na Arena Santos, em Santos; no Centro de Artes Marciais e no Centro Esportivo e Recreativo Jardim Pompeba, em São Vicente, e no Centro Esportivo Armando Cunha, em Cubatão, o maior da Baixada Santista, que comporta uma área de treinamento com 132 peças de tatame. 

Os treinos serão realizados em tatames iguais aos que são utilizados em olimpíadas e campeonatos mundiais, que são os melhores do mundo. Os participantes deverão ter idade mínima de seis anos e estar, obrigatoriamente, matriculados numa escola, de preferência, da rede pública. Todos receberão quimonos e o uniforme necessário para a prática do judô, além de serem acompanhados por uma psicóloga e uma assistente social, que identificarão as necessidades específicas de cada família, encaminhando, quando necessário, aos órgãos competentes para atendimento.

Além dos treinamentos, dirigidos por professores, técnicos e estagiários, o projeto também contempla a promoção de festivais, com o objetivo de incentivar a prática do judô, e de palestras, dirigidas às famílias, com temas de interesse, como Obesidade e Desnutrição Infantil, Gravidez na Adolescência, Cidadania etc.

“É importantíssimo envolver as famílias. A prática do judô vai ajudar essas crianças a desenvolverem disciplina, amizades, respeito ao próximo, noções de hierarquia e outros conceitos que permanecerão com elas para o resto da vida”, analisa o campeão olímpico Rogério Sampaio.

Segundo Sampaio, ao longo do desenvolvimento do Judô – Educando Para a Vida, os talentos revelados poderão dar continuidade aos treinamentos na Associação de Judô Rogério Sampaio, podendo, inclusive, ser em incluídos em um outro projeto, o Judô em Ação, que visa o alto rendimento.

“Vamos encaminhar os atletas que apresentarem uma aptidão maior para competição para um treinamento com objetivos competitivos, para que eles possam alcançar outros sonhos. Quem sabe, daqui a alguns anos, algum desses jovens judocas possa representar o nosso país em competições internacionais”, prevê.

O Projeto Judô – Educando Para a Vida reúne alguns dos maiores nomes do judô nacional. Além de Rogério Sampaio, ele tem como padrinho ninguém menos que o também campeão olímpico Aurélio Miguel. Entre os professores, destaca-se o judoca Carlos Honorato, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

 "Os rumos que as Leis de Incentivo Fiscal vêm proporcionando ao esporte educacional e de alto rendimento no país nos permitem crer que, num futuro próximo, poderemos ter políticas públicas sólidas e duradouras em relação à prática esportiva. O modelo dos projetos desenvolvidos pela Associação Rogério Sampaio em parceria com entidades públicas e privadas é um ótimo exemplo da viabilidade do esporte como fator de inclusão social e descoberta de novos talentos visando competições como Pan-Americanos, Mundiais e Olimpíadas. Fiquei muito feliz quando o Sampaio, meu amigo de muitas batalhas, me convidou para ser padrinho desse projeto. Tenho certeza que a Baixada Santista colherá importantes frutos sócio-esportivos com esta iniciativa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário